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Rádio Transmissor
Na maioria das vezes já vem instalado no automodelo.
Nos modelos de competição são adquiridos à parte.
Conhecido também como Emissora, é o controle do carro, existem muitos tipos e marcas, uns mais sofisticados com uma série de recursos, outros mais simples, oferecendo apenas os movimentos principais. Hoje em dia a maioria dos rádios já operam com o sistema DSM, não utilizam cristais, trabalham em 2.4 GHZ, o sistema vasculha por um sinal disponível toda vez que é ligado. Com esse sistema, dezenas de carros podem correr ao mesmo tempo, não é mais necessária a espera por uma frequência livre como se fazia antes com os rádios de 27, 40 e 75 MHZ.
Normalmente as emissoras dos automodelos possuem dois canais, suficientes para o controle total do carro, um terceiro canal pode ser utilizado para acionamento da marcha à ré coisa que a maioria dos modelos à combustão não têm.
Embora não seja uma prática muito comum, pode-se instalar faróis, lanternas e buzinas nos automodelos desde que hajam canais suficientes no rádio para acioná-los. O conjunto é composto de transmissor, receptor, servos, caixa para baterias ou pilhas e chave liga-desliga. O transmissor fica com o piloto, as informações captadas pelo receptor instalado no carro são transferidas para os servos, estes por sua vez, transformam os sinais em movimento acionando acelerador ou freio (nos carros à combustão) e volante para a direita e esquerda tanto nos modelos com motores elétricos ou com motores à combustão.
Alguns rádios mais sofisticados possuem recursos adicionais para facilitar na pilotagem, consequentemente são bem mais caros, esses recursos são mais utilizados nas competições de um modo geral, para o iniciante não vão fazer muita diferença.
Os automodelos elétricos antigos utilizavam para a aceleração um servo ligado à um controle de velocidade mecanizado que atuava no motor, hoje o sistema é eletrônico, Electronic Speed Control denominado apenas de ESC
Muitos são os tipos de motores elétricos, esc's e baterias existentes no mercado, o assunto é amplo e não cabe aqui uma dissertação a respeito. O que deve ser observado como básico é o seguinte: Pela ordem, o motor deverá consumir uma amperagem menor que a suportada pelo ESC, este por sua vez é ligado à bateria que terá que fornecer com folga uma corrente suficiente para alimentar o conjunto. Caso essa ordem não seja respeitada, poderá ocorrer a queima do ESC ou até um inchaço interno na bateria que dependendo do caso poderá incendiar-se.
Finalizando a informação sobre rádios;
Verifique sempre a carga das pilhas (utilize alcalinas). Cuidado... quando acionamos o gatilho do acelerador de um automodelo à combustão, o servo de aceleração faz com que o carburador permita a passagem de ar e combustível para dentro do motor, com isso o carro começa a andar, porém se as pilhas do receptor estiverem fracas, poderá não haver energia suficiente para fazer com que o servo retroceda, desta forma seu carrinho poderá ficar acelerado e fora de controle.
No caso de rádios antigos, aqueles que transmitem por frequências determinadas por cristais, não esqueça de esticar a antena do transmissor na hora de pilotar, como precaução não ultrapasse os 80 metros mesmo com pilhas novas.
Nunca desligue o transmissor com o motor à combustão do automodelo funcionando, qualquer interferência poderá fazer seu carro sair em disparada e sem controle.
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BOLHAS
É a carenagem do automodelo, existem muitos tipos no mercado, normalmente são adquiridas transparentes, sem recortes e sem pintura, cabendo ao hobista cor e estilo.